Entre os produtos específicos que se encaixam na categoria dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, queremos conversar sobre a Luva de Vaqueta. Você provavelmente já encontrou outros posts sobre esse produto tão importante para a sua Distribuidora ou Revenda de EPIs. Cada vez que produzimos um conteúdo sobre essas luvas especiais, foi contando um pouco da sua usabilidade, importância e outras dicas fundamentais para inúmeras atividades profissionais.
Fato é que a Luva de Vaqueta é fundamental, mas ainda existe uma certa dúvida na hora de escolher o melhor produto e, principalmente, o porquê investir nele. É a partir dessa questão que vamos desmistificar algumas questões, como por exemplo, o que é uma Luva de Vaqueta, quais as diferenças delas para as Luvas de Raspa e o que é importante para a segurança das suas mãos. Confira.
Entendendo a diferença entre produtos feitos de Raspa e Vaqueta
Os EPIs de Raspa e Vaqueta são sempre muito procurados nas Distribuidoras e Revendas de EPIs em todo o país. Ainda assim há muita dúvida sobre esses dois materiais. Você saberia nos dizer qual a diferença entre um e outro? A gente explica e é bem simples!
Tanto a Raspa como a Vaqueta são feitas a partir do couro de boi. O que faz uma luva ser utilizada para determinadas funções e a outra não é o seu acabamento, a parte da pele utilizada e a resistência do produto.
Nos produtos feitos a partir da Raspa, a parte interna da pele bovina é a escolhida, enquanto na Vaqueta, é a parte externa, também chamada de Flor. É um tratamento químico que faz essa separação e destina cada tipo de pele para a produção apropriada.
Já desvendamos esses produtos e explicamos sobre a utilização, os cuidados e os tipos de luvas para comércio. Começar a entender bem a Luva de Vaqueta a partir do material é a melhor forma de desmistificar o produto.
Luva de Raspa e Luva de Vaqueta – Conhecendo os 2 tipos de EPIs
Os dois tipos de luva são EPIs de Raspa e Vaqueta, mas existem diferenças entre eles e você precisa entender quais são. A Luva de Vaqueta e a Luva de Raspa são feitas a partir do couro bovino – como você já viu no tópico anterior -, mas a primeira torna-se mais resistente e tem um acabamento melhor.
É por isso que as Luvas de Vaqueta são utilizadas para funções que mexem mais com o uso do tato, como trabalhos que necessitam de um rapel ou feitos em grandes alturas. Já a Luva de Raspa é própria para movimentar agentes cortantes e abrasivos.
Existem muitas outras funções e modelos das Luvas de Vaqueta e de Raspa que você precisa conhecer. Sabendo bem sobre os dois produtos, poderá escolher o mais indicado e procurado para sua Distribuidora ou Revenda de EPIs.
Proteção é fundamental
Mesmo que tenha a mesma matéria-prima de muitos outros EPIs, a Luva de Vaqueta possui suas particularidades. Ela pode ter, por exemplo, diferentes funções, como é o caso da Luva de Vaqueta Mista, também utilizada por profissionais do Setor Moveleiro.
E quando falamos em função, implicitamente lembramos também a proteção, fundamental para qualquer profissão. Saber como proteger-se evita acidentes dos mais simples até aqueles muito sérios. Como um representante de Distribuidora ou Revenda de EPIs, explicar isso aos seus clientes é um diferencial muito grande.
E para que não haja problemas em utilizar a luva errada, um Guia de Proteção para as Mãos é indispensável. Você conhece diferentes tipos de luvas, suas funções e qual a resistência de cada uma. Esse conhecimento faz toda diferença para seu negócio.
A função e utilização da Luva de Vaqueta não envolve nenhum tipo de mistério. Conhecendo bem o produto e o porquê ele é indispensável para sua Distribuidora ou Revenda de EPIs não haverá problemas com o fornecimento. Se ainda tem alguma dúvida ou dificuldade de entender os tópicos que destacamos nesse post, então vai gostar de ler o nosso E-book Guia Profissional de Produtos de Raspa e Vaqueta. O conteúdo é gratuito e muito completo. Aproveite!