Como abrir uma Loja de EPIs

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O mercado de EPIs está em franco crescimento no Brasil (ainda mais agora com a pandemia do coronavírus!!!). Entre os motivos para isso estão as exigências e regulamentações governamentais de segurança do trabalho. Segundo a ANIMASEG, em 2018, essa indústria movimentou R$ 4,36 bilhões no país, com destaque para o segmento de Vestimentas e Luvas de Segurança, como Luvas de Raspa para Soldador e Luva de Vaqueta. O balanço de 2019 ainda não foi divulgado, mas a entidade adiantou que o mercado manteve a mesma tendência do ano anterior.

Nesse cenário, muitos empreendedores brasileiros vêm mirando no setor e se perguntando como abrir uma loja de EPIs de sucesso. Se você chegou até aqui, provavelmente tem esse objetivo e, por sua vez, diversos questionamentos sobre como empreender na área e ter bons resultados. Nesse caso, chegou ao lugar certo. Acompanhe o blogpost e veja nossas dicas de como implementar o projeto na prática!

Compreenda a importância do segmento

Muito mais do que um nicho de vendas, o segmento de EPIs visa garantir a integridade e salubridade de trabalhadores que, em seu dia a dia, podem correr riscos caso não estejam devidamente paramentados.

Por isso, ao iniciar o planejamento para abrir uma loja de EPIs é importante ter isso em mente para, então, estabelecer a missão e os valores da empresa tanto para o posicionamento de marca quanto para a responsabilidade social que a área envolve.

Qual o investimento para abrir uma loja de EPIs

Entre as principais dúvidas de quem pretende abrir uma loja de EPIs é: «quanto custa montar uma loja de EPIs?». O montante a ser investido depende de fatores como o tamanho do estabelecimento, a localização, a variedade de produtos em estoque, o valor do aluguel, as contratações de pessoal, entre outros detalhes a serem levados em consideração.

Para que o futuro empresário tenha a real noção de valores, é fundamental que faça um levantamento de todos os itens que deverão compor o empreendimento nos primeiros meses e faça os cálculos.

Nesse aspecto é importante frisar que, além do investimento em infraestrutura e no capital humano, é preciso contar com uma quantia para capital de giro, já que o lucro leva algum tempo para aparecer e é preciso ter dinheiro para fazer novos investimentos e manter a empresa funcionando nos primeiros anos.

Responder a pergunta quanto custa montar uma loja de EPIs é impossível, mas podemos dizer que uma loja, de porte pequeno, ficará na faixa de R$ 75 mil a R$ 110 mil reais.

Passo a passo para abrir uma loja de EPIs

Para que qualquer negócio tenha bons resultados, uma das estratégias essenciais é ter conhecimento dos potenciais clientes e seus respectivos setores de atuação. Esse é um mercado que envolve os mais diversos setores mas, de maneira geral, são os de construção, saúde, industrial, agrícola, limpeza, entre outros. Nesse aspecto, o empreendedor pode planejar aqueles que serão atendidos ou se oferecerá uma variedade de produtos que atenda a todos eles.

Com isso em mente, outros passos importantes são:

Entender a legislação trabalhista

Como dissemos, um dos fatores que vêm ocasionando o crescimento do Mercado de EPIs é a legislação trabalhista. Portanto, além de conhecer os potenciais clientes que pretendem comprar EPIs, é imprescindível que o empreendedor conheça as leis e normas de segurança do trabalho, de modo a influenciarem nos produtos a serem comercializados e na postura de atendimento ao cliente.

Escolher os itens ideais

Outra etapa importante é investir nas mercadorias que tenham maior demanda, já que produto parado no estoque é sinônimo de prejuízo.  De acordo com a ANIMASEG, os produtos mais comprados são: vestimentas de segurança, luvas de segurança, calçados e óculos para proteção.

Comprar EPIs de qualidade

Tão importante quanto conhecer os clientes, o mercado e a legislação, é oferecer produtos de qualidade. Por exemplo, se a loja vai disponibilizar produtos como Luva de Raspa Soldador, Luva de Vaqueta Mista, Botinas de Segurança e Óculos de Proteção, deve buscar bons fornecedores, que unam preços competitivos e itens realmente seguros e duradouros.

Se esses não forem de confiança ou tiverem preços elevados, podem inviabilizar o negócio, fazendo com que a empresa abra mão da sua margem de lucro para continuar competitiva.

Entender profundamente os produtos

Um empreendedor deve conhecer o mercado em que atua e, principalmente, o seu próprio negócio. Portanto, é recomendado entender tudo sobre os produtos disponíveis na  loja,  sua importância, função e particularidades.

É necessário, por exemplo, saber distinguir uma Luva de Vaqueta de uma Luva de Vaqueta Mista e os diferentes tipos de Luvas disponíveis. Dominar essas informações é relevante para criar autoridade tanto para o empresário quanto para a loja.

Buscar uma boa localização

Uma loja bem localizada tem mais chances de ter aumentar as vendas. Por isso, o empreendedor deve avaliar o perfil dos potenciais clientes e buscar espaços próximos a estacionamentos e centros comerciais, bem como tenham movimentação de pessoas. Com esses cuidados, é «meio caminho andado» para vender um número maior de Equipamentos de Proteção.

Colaboradores

Atualmente, a experiência que o consumidor tem com uma empresa faz toda a diferença nas vendas. Portanto, é fundamental que, ao selecionar o quadro de colaboradores, os mesmos tenham os conhecimentos técnicos necessários e, ao mesmo tempo, sejam organizados, ágeis, empáticos e cordiais.

Além disso, uma equipe motivada e engajada ao longo do tempo depende de uma liderança que crie estratégias de motivação e ofereça oportunidades de capacitação com treinamentos, palestras e outros.

Invista no digital

Hoje em dia, por mais que o foco dos empreendedores seja montar uma loja física, investir nos canais digitais virou questão de sobrevivência. Isso se deve tanto às mudanças no perfil do consumidor, que pesquisa e busca soluções no ambiente virtual, quanto à situações como a pandemia de coronavírus, que requer o distanciamento social como uma das medidas de contenção.

Em função de situações como essas, as lojas online ganharam ainda mais força. Entre as vantagens estão o maior alcance de clientes, a redução de custos e, consequentemente, o aumento na lucratividade.

Além do e-commerce, algumas ferramentas que podem ser implementadas são blogs, páginas em redes sociais e envio de e-mails marketing. Todas elas contribuem para o posicionamento de marca, alcance, visibilidade, credibilidade e fidelização de clientes ao longo do tempo.

O blog, por exemplo, pode ser integrado ao site da loja. Por meio de conteúdos relevantes que envolvem o cenário dos clientes e potenciais clientes, os relacionamentos são fortalecidos e, com isso, os consumidores são retidos com mais facilidade. Na prática, esse recurso otimiza as vendas, pois ajuda a conquistar clientes indecisos, fazendo com que a marca seja lembrada na hora da decisão de compra.

Sucesso pela frente

Espero que este blogpost em como abrir uma loja de EPIs ajude você a traçar um planejamento eficiente para seus planos futuros e aproveite para dar uma olhada em outro conteúdo relativo a este mesmo assunto: como montar um bom layout para uma loja de EPI. Tenho certeza de que será muito interessante para você!

E se você gostou deste blogpost, que tal compartilhar com seus colegas todas essas informações?

Um grande abraço e até breve!
Fernando Zanelli

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