É cada vez mais comum nos dias de hoje se deparar com empresas que estão envolvidas em algum tipo de causa social e que revertem parte de seus lucros para financiar projetos que tragam benefícios para a sociedade. O mundo tem sido explorado e desgastado por seus habitantes ao longo dos anos e as diferenças sociais chegam a níveis altos em países como o Brasil. Por isso, a Responsabilidade Social pode ser vista como um investimento que traz valor para a marca, seja para a sociedade como os parceiros de negócios.
O conceito de Responsabilidade Social diz que as empresas devem visar não apenas os seus lucros e o aumento do faturamento, mas também ter uma preocupação com a sociedade que está ao seu redor e que pode ser afetada pelo tipo de trabalho realizado por essa empresa. É preciso agir de forma responsável no dia a dia da empresa, na sua forma de produção e descarte de materiais, como também na realização de ações voltadas para o bem da população.
Relação melhor com a Sociedade
Uma empresa engajada com a Responsabilidade Social pode conseguir inúmeros benefícios para a sua imagem, o que também pode afetar diretamente no seu faturamento. Quando a empresa se preocupa em produzir, empregar, descartar e vender de forma responsável e social, respeitando os seus funcionários, a sociedade e o meio em que está inserida, ela deixa de ser vista apenas como um local que visa o lucro.
Hoje as pessoas estão muito mais informadas e engajadas com causas sociais e em defesa de causas que sejam importantes para elas. Isso faz com que a forma de trabalho de uma empresa seja um dos critérios avaliados pelos clientes na hora de escolher o seu local de compra. Sendo assim, ter essa preocupação social em todas as esferas de produção pode trazer benefícios e encantar os clientes.
Relação melhor com Parceiros e Fornecedores
Essa Responsabilidade Social também pode ser benéfica na relação com os parceiros e fornecedores da empresa. Com o crescimento da preocupação social nos anos recentes, muitas empresas adotaram essas práticas mais responsáveis e estão à procura de parceiros e fornecedores que se preocupem com causas semelhantes e sejam empresas conscientes.
Isso faz com que a seleção de novos parceiros e fornecedores seja feita não apenas baseada no melhor preço, mas também nos valores da empresa e no quanto ela está engajada nas causas sociais e na responsabilidade com o ambiente em que está inserida.
Empresas com esse tipo de preocupação passam uma imagem diferente, mais preocupada com outros fatores que não apenas o lucro. Isso pode gerar uma reputação positiva e associar essa empresa com práticas mais responsáveis, melhorando sua imagem no mercado, já que mostrará uma preocupação maior em respeitar leis, respeitar funcionários, clientes e o bem estar coletivo.
Empresas Responsáveis
Como a sua empresa enxerga a Responsabilidade Social? Este é um assunto importante para você? Comenta com a gente as suas impressões sobre esse engajamento social e quais são os benefícios que ele pode trazer. Se não acha algo tão relevante assim, deixa o seu comentário também, queremos saber a sua opinião.
Queremos construir um mercado de EPIs com profissionais cada vez mais bem preparados e mais seguro e gostaríamos que você viesse conosco!
Até breve!
Fernando Zaneli